terça-feira, 7 de outubro de 2008

VOTAR NULO É NULIDADE?

Depois do sucedido em Jaci – SP, como fica a tese de que se os votos nulos forem em quantidade maior que os votos válidos a eleição, ou a votação, é anulada?
Agora que teremos segundo turno, pode ser interessante refletir sobre isto. Há quem acredite que toda forma de participar vale a pena. Eu acredito que nada vale a pena porque, para mim, pena é castigo. Castigo é imposição e não vejo como participação estar numa situação imposta.
Enfim, qual será o argumento da CAMPANHA PRÓ-VOTO NULO, a partir deste 05/10/08?
Com a palavra...

5 comentários:

Anônimo disse...

Seria interessante abordar a questão da obrigatoriedade, ainda mais que vi que vc é contra.
Num país como o Brasil, não ganharia o candidato que desse uns "trocos" a que fosse votar?
Ou seria melhor, já que há cidades que elegeram mendigos que mal sabem escrever e que nem plataforma tem? Um abraço!

Arte e Rua Coletivo disse...

não querer ser governado por ninguem?

Shasça disse...

1 - Beto, sou plenamente contra a obrigatoriedade de qualquer coisa, inclusive o voto. Com duas observações, entre outras:
- não acredito que vá melhorar a "qualidade" das votações, pois o brasileiro é, em geral, um esmoler por opção;
- quem não vai à Ágora dar seus pitacos não tem direito a reclamar.

2 - Arte e Rua, não entendi a questão.

Anônimo disse...

Acho mesmo que a obrigatoriedade do voto não deveria nunca ter sido criada, já que foi criada deve urgentemente ser extinta.
Se analisarmos de outro ponto de vista podemos até arriscar dizer que referida obrigatoriedade é inútil, haja vista que a multa pra quem não votar pode variar entre R$ 1,06 e R$ 3,51, ou seja, se o cidadão não quiser votar não vota. Paga no máximo esses três contos aí.
Dizer que a extinção da obrigatoriedade pode incentivar a compra de votos também é descabido, para o “cidadão” que vende o voto tanto faz se é obrigatório votar ou não, esse tipo de pessoa sequer sabe o que é obrigatoriedade.

Vi ainda hoje no site do G1 que um cidadão aí de Santa Catarina foi dado como morto no sábado dia 4, e a família esperou o dia 5 para ver se ele votaria, no entanto ele apareceu hoje e disse que esta vivo...rs. Complementou dizendo que não foi votar por que não teve vontade!!! Cadê a obrigatoriedade? Ta certo ele pode ser multado, mais a multa não pesa no bolso de ninguém, os valores já mencionei, logo, concluindo, opino pela desobrigação do voto, Lei em desuso deve ser extinta!!!!

O link da matéria do morto vivo que não votou por falta de vontade segue abaixo pra quem quiser conferir.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL790618-5598,00-RAPAZ+DE+ANOS+APARECE+VIVO+APOS+SER+ENTERRADO+EM+SC.html

Grande abraço;

Deivid.

Anônimo disse...

Uma eleição só será anulada se o índice abstenção(não comparecimento) às urnas for superior a 50% + um voto do total. No caso, anular ou votar em branco, não altera pois o comparecimento é que conta para legitimar o pleito.