quarta-feira, 22 de outubro de 2008

SUGESTÃO CIRCULATÓRIA


Nem é uma sugestão
sui generis. Apenas uma espécie de cópia do que já existe. Até por isto, muito provavelmente, nem implicará em aumento dos custos constantes da planilha tão discutida quando pr ocasião da quase greve de uns meses atrás. Refiro-me ao movimento reivindicatório dos empregados no sistema de transporte coletivo de Florianópolis.
Vamos lá! Hoje, temos quatro linhas de ônibus que, honrando seu destino, circulam o Maciço do Morro da Cruz: VOLTA AO MORRO CARVOEIRA, VOLTA AO MORRO PANTANAL, subdivididas em SAÍDA SUL e SAÍDA NORTE. Talvez, por pela suas múltiplas possibilidades de percurso, sejam as mais importantes no interior da Ilha de Santa Catarina. Oferecem, por exemplo, 04 alternativas para tomar um ônibus nas proximidades da UFSC com destino ao centro ou, ainda, 04 alternativas para se chegar à Rua Lauro Linhares ou Mauro Ramos.
Pois bem. E se tivéssemos linhas semelhantes dando voltas no espinhaço que separa os lados Leste e Oeste da ilha, sendo:
a) VOLTA À LAGOA NORTE SAÍDA OESTE (ou outro nome), fazendo o trajeto TILAG - TRITI – TISAN – TICAN – Ingleses - Rio Vermelho - Barra da Lagoa - TILAG. Assim como acontece em torno do Maciço da Cruz, uma linha SAÍDA LESTE, fazendo o sentido inverso.
b) VOLTA À LAGOA SUL SAÍDA OESTE, fazendo o trajeto TILAG – CÓRREGO GRANDE – UFSC - PANTANAL - COSTEIRA – TRIRIO – OSNI ORTIGA – TILAG. Da mesma forma uma linha SAÍDA LESTE, fazendo o sentido contrário.
Com veículos minimamente confortáveis e vários horários (inclusive, noturnos), creio que poderiam ser forte incentivo a deixar o carro na garagem e utilizar o transporte coletivo de massa. Principalmente, em tempos de Lei Seca combinada com verão e praia. Além de, claro, facilitar a vida dos que já dependem do sistema, hoje em dia.
Seria a concretização daquele clássico aforismo: TUDO NESTA VIDA É PASSAGEIRO, MENOS O MOTORISTA, O COBRADOR E O FISCAL.
Com a palavra...

Nenhum comentário: