segunda-feira, 23 de março de 2009

A SERVIDÃO VOLUNTÁRIA


Nosso país, nosso estado, nossa cidade, nossa rua, nossa casa estão ruins? A maioria responde que sim. Esta mesma maioria tem como princípio vital resignar-se a reclamar. Participar das decisões exige muito esforço e sempre se tem afazeres mais prementes. Talvez esteja aí a razão da preferencial opção pela cega delegação de poderes apoiada, por exemplo, na costumeira jogada de corpo:
"- Pra que me comprometer?”
E o movimento é apenas no sentido de livrar o seu, de também ter uma chance de aplicar os caninos à jugular social.

La Boétie, lá no séc. XVI, escreveu:
“Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só, e cujas qualidades não deveriam prezar porque os trata desumana e cruelmente.”

Aos que tiverem a curiosidade e, principalmente, a coragem de conhecer o que escreveu La Boétie a respeito da nossa ansiedade em servir, experimentem este curto texto, DISCURSO SOBRE A SERVIDÃO VOLUNTÁRIA, em
http://www.culturabrasil.pro.br/zip/boetie.pdf
O download é grátis e ele pode ser útil tanto em salas de aula como em papeares partidários e/ou botequinários.
Pouca gente ou, muito provavelmente, ninguém foi tão fundo.
E aí? Vão encarar esta?

[8¬)

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido amigo shasça, me desculpe, mas a pessoa para ler isto tudo, ou está aposentada, ou sofre de alguma defici~encia grave...
É um amontoado de letras e .palavras , que não vai acrescentar nada no meu intelecto, vai sim acrescentar canseira a minha vista.
É igual a Republica de "Platão".Já leu?Se não leu , nem leia , porque não serve pra nada.E a pintura famosa da Monaliza...Alguem um dia exaltou aquela mulher horrorosa, e o mundo sem personalidade nenhuma concordou, e hoje aquela porcaria de obra, daria para alimentar milhares de pessoas famintas se fosse vendida ,e o dinheiro fosse para filantropia.
Meu amigo Servidão Voluntária e Sistema , é a mesma coisa.
Dá pra ficar fora?
Abraços Fernando pires