quarta-feira, 10 de junho de 2009

FÃ DO FAM!!!


A respeito do artigo Debate e melancolia de Luiz Felipe Soares, publicado na revista Punctum, que analisa a participação na Mesa da Crítica do FAM, no domingo, 07/06/09, algumas linhas:

O verbo "julgar" parece ter assumido, definitivamente, o sentido de condenar. Talvez, daí, venha o caráter assustador que passou a ter. O resultado de um julgamento, antigamente, variava entre condenação e absolvição. Isto, no sentido jurídico do termo, pois as possibilidades de significado vão um pouco além disso.
Por exemplo, no
http://www.dicio.com.br/:

"
Significado de julgar
v.t. Decidir um litígio na qualidade de juiz ou árbitro: julgar um processo.

Pensar, supor: julgou necessário protestar.
Avaliar, emitir opinião, formular um juízo: julgar uma pessoa pela aparência.
Reputar, considerar: julgo-o bastante competente.
V.pr. Ter-se por, considerar-se."

O mesmo site até apresenta uma frase de Voltaire, um certo francês com algum envolvimento na cultura mundial, na qual utiliza o verbo "julgar". Também apresenta vários sinônimos para o referido verbo.
Ao revelar que "A sensação é de uma melancolia, talvez, epidêmica." Luiz Felipe Soares expõe, ao menos em parte, o resultado do seu julgamento. Ou muito me engano, ou isto é uma constatação.
Pode ser interessante que após esta constatação, os coordenadores dos cursos de cinema (e o pessoal das
Artes Cênicas da UDESC?) existentes na Região Metropolitana de Florianópolis, já que o FAM acontece aqui, experimentem aplicar a expressão "posto isto" e comecem a discutir com seus botões, colegas e demais interessados, propostas que busquem despertar a vontade de participar dos debates. Mesmo que o Prates não concorde, e por mais incrível que pareça, tem jogador que precisa ser motivado pra se mexer em campo. Que tal os mestres, com um pouco de carinho, cutucarem esta moçada?
A primeira vez que desfrutei do
FAM sucedeu-se em 2003, numa sala lá no centro de Florianópolis. Tornei-me FÃ do FAM e minha impressão é de que, a cada ano, ele oferece mais possibilidades de se conhecer a produção audiovisual, principalmente, na tal América Latina.

LONGA VIDA AO
FLORIANÓPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL!!!
UM ABRAÇO DE BOA SORTE A TODOS QUE LABUTAM POR ELE!


{8¬)


Ps.: confiram a programação no site do FAM.

Nenhum comentário: